O Pavilhão “Os Marialvas” acolherá, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio Nacional  de Cantanhede de Ginástica Aeróbica Desportiva e o International Team Cup Competition. Nos dias 10 e 11 de Março, a cidade gandaresa estará no centro das atenções devido à presença de alguns dos nomes maiores daquela disciplina gímnica a nível europeu.

A cidade de Cantanhede vai receber pela segunda vez alguns dos melhores executantes nacionais e internacionais de ginástica aeróbica. Em causa está a realização, a 10 e 11 de Março, do Torneio Nacional de Cantanhede, da 1.ª e 2.ª Divisão, e o International Team Cup Competition, no qual irão participar ginastas de Portugal, Espanha e França.

À semelhança do ano passado, a organização dos eventos desportivos resulta de uma parceria entre a Federação de Ginástica de Portugal, a Academia CantanhedeGym (ACG) e o Município de Cantanhede.

O Pavilhão “Os Marialvas”, situado na sede do Concelho, tornar-se-á numa espécie de mostra dos talentos e das jovens promessas daquela disciplina gímnica, caracterizada como uma excelente forma de treino físico. Além do esforço e da técnica que requer aos praticantes, a ginástica aeróbica é também conhecida por proporcionar ao público coreografias espectaculares.

No que concerne ao Torneio Nacional de Cantanhede, a competição integrará provas da 1.ª e 2.ª divisão. Na manhã do dia 10 de Março, 54 ginastas competirão na divisão mais elevada, sendo que os oito melhores por categoria (individual feminino, individual masculino, par misto, trio e grupo) e escalão (iniciados, juvenis, juniores e seniores) garantem o apuramento para o Internacional Team Cup Competition, que acontecerá durante a parte da tarde desse dia. No domingo (11), é a vez de 90 atletas da 2.ª divisão pisarem os tapetes e mostrarem os seus movimentos ao júri.

O International Team Cup Competition surge no seguimento de algumas competições internacionais. Pela quinta vez, o calendário de competições contempla a participação de ginastas estrangeiros, cumprindo assim o objectivo traçado pela Federação de Ginástica de Portugal em alargar a outros países a participação nos eventos nacionais. Em 2012, Espanha fazer-se-á representar por  17 atletas e França por oito.

No passado dia 24 de Fevereiro, o Museu da Pedra foi o local escolhido para a apresentação dos dois eventos desportivos. “Cantanhede será a capital da ginástica aeróbica de Portugal”, garantiu  João Paulo Rocha. Depois de elogiar a qualidade dos atletas que vão estar em solo cantanhedense, o Presidente da Federação de Ginástica de Portugal classificou o próximo fim-de-semana como “muito importante”, pois irá permitir a observação e controlo do trabalho desenvolvido pela equipa nacional.

No decorrer da sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, reafirmou o apoio do Município à ACG e saudou o trabalho que aquela entidade desportiva tem vindo a desenvolver. Como prova disso, o autarca relembrou as oito ginastas da Academia que foram recentemente convocadas para representar Portugal nos próximos Aerobic Gymnastics World Championships, a realizarem-se de 29 de Maio a 3 de Junho, na Bulgária.

A João Dias, presidente da direcção a ACG, coube a tarefa de explicar aos jornalistas os principais detalhes das duas competições. “Para a Academia é um grande orgulho a possibilidade voltar a organizar um evento desta dimensão e qualidade”. Em jeito de curiosidade, o também vereador do município de Cantanhede, recordou que, desde 2007, a primeira vez que a selecção nacional venceu o International Team Cup Competition foi em Cantanhede. Esperemos que os ares da Gândara voltem a inspirar os “nossos” atletas. | LM