A Associação de Pesca Desportiva da Praia de Mira está a organizar o 1.º Encontro de Pescadores Bacalhoeiros, uma iniciativa de âmbito nacional que conta com o apoio da Câmara Municipal de Mira e do CEMAR – Centro de Estudos do Mar, com sede em Mira.

Berço de dezenas de homens que dedicaram a sua vida ao mar e que a arriscaram nas águas geladas ao largo do Canadá, a Praia de Mira será palco de uma jornada dedicada aos heróis que tanto sacrificaram, que por tantas privações passaram, naquela que foi reconhecidamente uma das mais arriscadas profissões a que os homens portugueses se dedicaram.

Alfredo Pinheiro Marques, director do CEMAR, elogia a iniciativa da Associação, considerando-a “absolutamente meritória, e que deve ser louvada”. A organização de um primeiro encontro de homens que andaram na “Faina Maior”, na pesca longínqua do bacalhau, conta com o empenho dos Mestres Alcino Clemente e António Gabriel, já entrevistados pelo nosso Jornal no âmbito da rubrica “Heróis do Mar”. “Esses homens, trabalhando em condições inacreditáveis de extremo perigo, e de extrema exploração económica, foram os verdadeiros Heróis do Mar português do século XX”, acredita Alfredo Pinheiro Marques. Por isso, impunha-se uma homenagem que, neste caso, permitirá reencontrar amigos e reviver o passado.

O Encontro está agendado para o dia 26 de Maio, sábado, no restaurante “Luso-Brasileiro” (Praia de Mira), a partir das 20h00. Implica o pagamento de 13 euros por pessoa e as reservas devem ser feitas através dos seguintes números: 914 580 995, 922 220 717 ou 231 471 670. Serão exibidos vídeos e fotografias alusivos à pesca do bacalhau, podendo os participantes levar os seus próprios documentos e registos para partilhar. | FC

Anúncios