A equipa de atletismo da Gira Sol foi distinguida com o prémio de “Equipa do Ano”, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo “Diário de Coimbra”, que homenageou os melhores de 2011 em diversas áreas desportivas. Os Prémios Desporto 2011 foram entregues no dia 12 de Março, numa cerimónia que juntou dezenas de individualidades na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Foram mais de 1.700 as sugestões enviadas pelos leitores do “Diário de Coimbra”, que o júri teve que escrutinar e avaliar, a fim de decidir os 17 vencedores dos Prémios Desporto 2011, iniciativa instituída por aquele Jornal que este ano aconteceu pela primeira vez. A cerimónia de entrega dos troféus juntou largas dezenas de individualidades e figuras do mundo do desporto da Região, a que se juntaram representantes autárquicos e da Universidade de Coimbra, jornalistas e amantes do desporto em geral. Alexandre Mestre, Secretário de Estado do Desporto, presidiu ao evento, relevando, no seu discurso, a “grande importância dos média na disseminação da forma como vemos o desporto, na nossa conceptualização daquilo que é o desporto”.

Com esse papel modelador vem, segundo o governante, muita responsabilidade. Por isso, mais do que “criar ídolos e promover o culto da vitória, do sucesso e da glória, os média devem estimular a população a reflectir sobre o fenómeno desportivo, recentrando o foco das suas atenções”, considerou. Os princípios, as regras e os valores que norteiam a actividade desportiva devem “ocupar lugar de destaque na forma como o desporto é tratado jornalisticamente”. Alexandre Mestre elogiou a iniciativa do “Diário de Coimbra”, que assim continua a investir numa política de proximidade para com os agentes desportivos.

Mário Martins, editor de Desporto daquele periódico, justifica a criação dos Prémios com o propósito de “defender valores e apontar exemplos a seguir. Estamos aqui para prestar honra ao mérito e aplaudir os nossos campeões”. A tarefa de selecção dos 17 vencedores “não foi fácil, mas foi muito aliciante”, já que foram muitas as sugestões enviadas pelos leitores. “Há muitas outras instituições e pessoas que mereciam estar aqui, mas consideramos que estas são justas vencedoras”, rematou o jornalista. Seguiu-se a entrega dos galardões, com o coordenador desportivo da Gira Sol, Rider Costa, a receber o prémio “Equipa do Ano” das mãos de Helena Teodósio, vice-presidente do Município de Cantanhede.

O júri considerou a Associação de Desenvolvimento de Febres “uma referência no atletismo nacional, que tem vindo a crescer de forma sustentada, tanto na vertente masculina como na feminina. Com cerca de centena e meia de atletas, a Gira Sol vive os melhores dias”. A presença na I Divisão do Nacional de Clubes, quer em pista coberta quer em pista ao ar livre, bem como a consolidação do estatuto de melhor equipa do Distrito e uma das melhores do País, contribuíram de forma decisiva para a atribuição do Prémio. Este é o reconhecimento público do excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no seio da Gira Sol/Ramos Catarino, equipa que conquistou, por mérito próprio, lugar de destaque na elite do atletismo nacional. | FC